Compiz Fusion – Ultimate Guide

Publicado em Atualizado em

Um dos recursos mais populare so Ubuntu, sem dúvida, é o Compiz Fusion. Este, é um poderoso gerenciador de recursos gráficos, pré-disponibilizados na instalação do Ubuntu. Vídeo de Exemplo

Para os usuários recém chegados, isso é um estímulo muito grande de fato. Toda elegância e leveza do software disponibilizados gratuitamente, é algo realmente muito chamativo. Porém, ainda sim, são poucos os blogs, que realmente postam esse assunto, exemplificando com detalhes sua configuração e uso. A maioria deles, apenas colocam o processo de instalação, e um vídeo de como o Software é bom, mas, muitas vezes, seus recursos, passam sem ser nem ao menos definidos para o usuário final.

Nosso objetivo neste post, é mostrar além da instalação, a configuração e uso do famoso Compiz Fusion, de uma forma simples e objetiva. Bem, sem mais delongas, mãos a obra. Como dito anteriormente, o Compiz, já vem pré instalado no seu Ubuntu, porém, o que não é disponibilizado, é seu configurador. Que no caso, nos próximos passos, veremos como instalá-lo.

1. Adquirindo o Gerenciador do  Compiz Fusion.

A instalação do compiz, totalmente simples. Basta ir à Central de Downloads do Ubuntu, e digitar “Compiz” no campo de pesquisa. E instalar os seguintes pacotes:

 

Fazendo isso, podemos passar para o próximo passo.

2. Adquirindo os Pacotes de Recursos Extras do Compiz.

Para que possamos usufruir de todos as ferramentas do Compiz, necessitamos instalar também, o pacote de Extras do Compiz. Para isso, devemos ir ao Gerenciador de Pacotes Synaptic ( Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic ).

E lá, procurar pelo seguinte pacote: “Compiz Fusion Extras” E você deverá baixar o pacote listado abaixo:

Para saber como instalar pacotes pelo Synaptic Visite nosso tutorial de Instalação

Após instalarmos o pacote, já podemos conferi-lo no Gerenciador do Compiz. Acessemos então: Sistema > Preferências >  Gerenciador de configurações do CompizConfig

E veremos a seguinte Janela

Ok, agora, vamos ao próximo passo, onde vou fazer uma síntese das melhores ferramenntas do Compiz.

3. Efeitos Visuais

Este é meu desktop, também será nossa cobaia nesse tutorial.

Primeiro, olhemos o efeito Cubo.

Uma das características do Ubuntu, é que, você pode ter uma infinidade de desktops operáveis para trabalhar a hora que quiser. De forma que você pode abrir diversas janelas e distribuí-las nesses desktops como mostra a imagem a seguir.

Como conseguir este efeito?

Basta ir no gerenciador do Compiz, e Marcar as seguintes opções:

Perfeito, agora, configuremos o Cubo, para dar o efeito de por do sol, o reflexo e a transparência. Para seguir o Tutorial, sugiro que baixem o papel de parede de por do sol, que eu usei.

Clique agora, em Cubo da área de trabalho. Vá à aba, Comportamento E redimensione-a para ficar por volta

dessas configurações:

Agora, em Aparência, Habilite o Skydome, e faça de acordo com a imagem abaixo:

Cor do Cubo: Preto / Ou, a cor que escolher. Imagem do Skydome, selecione abra a imagem de por do sol que eu indiquei.

Animar Sky Dome: Esta é opcional, você poderá escolher ela depois, mas por enquanto siga o tutorial para obter o mesmo resultado, a diferença desta opção, é que fará com que a imagem de fundo “acompanhe” o cubo enquanto ele se move.

Agora, clique na aba: Cubo Transparente

Ajuste as configurações para que este fique mais ou menos desse jeito, ou se preferir mais transparente, continue ajustando. Ok, agora, o cubo está configurado, vamos agora, ajustar seu Zoon, que é a distância que ele aparecerá na tela, quando acionarmos a mudança de desktops. Clique em voltar, e selecione a opção: “Girar Cubo” Na aba Geral, logo abaixo, veremos uma opção chamada Zoom, ajuste-a para distanciar ou aproximar o cubo da tela ao girar para outro desktop.

Feito isso, volte e Habilite a opção “Reflexão e Deformação do Cubo e Janelas 3D.”

Se você seguiu à risca esse tutorial, deve ter algo parecido com isso:

A diferença que a “Animação do Skydome” gera, é basicamente essa:

No caso, o fundo se movimentará com o cubo, gerando um efeito mais “realista”, porém, a imagem fica um tanto retorcida.

Já que tratamos dos efeitos de mudança de desktop, outro recursos muito popular, são as chamadas “Janelas Gelatinosas”, um recurso muito bem feito, e que vale a pena você conferir também. Para adicionar o efeito, basta ativar a opção Janelas Gelatinosas.

Outro efeito muito popular, é a “Janela em Chamas”, que produz um efeito incendiário ao abrir, fechar ou minimizar as janelas. Para ativá-lo, basta habilitar as opções: Add-on Animações e Animações.

Depois, vá em animações e na aba “Animação ao Abrir” vá à Efeitos aleatórios e habilite a opção “Queimar” Após isso, selecione uma dos Itens desta lista e clique em editar.

Em “Efeito de Abrir”, clique e selecione: Aleatório.

E repita o mesmo processo para os outros itens restantes. Você perceberá que o efeito, já está sendo executado. E se quiser também que ele seja aplicado quando as janelas fecham ou são minimizadas, basta seguir os mesmos passos, apenas selecionando a aba respectiva.

4. Considerações Finais

Enfim, como podemos ver, não há mistério nenhum no Compiz Fusion, e espero que este tutorial tenha ajudado, e que todos possam usufruir deste poderoso Software. E claro, de forma alguma sintam-se presos a esse simples tutorial, explorem o programa completamente e sem medo! Se houver algum recurso que gostaria de ver aqui em tutoriais, não hesite em pedir nos comentários. Bom Proveito.

Anúncios

3 opiniões sobre “Compiz Fusion – Ultimate Guide

    Rios775 disse:
    Janeiro 22, 2011 às 2:25 pm

    como faço para fazer o download do compiz fuzion

      Christian k. F. respondido:
      Janeiro 22, 2011 às 3:16 pm

      “1. Adquirindo o Gerenciador do Compiz Fusion.

      A instalação do compiz, totalmente simples. Basta ir à Central de Downloads do Ubuntu, e digitar “Compiz” no campo de pesquisa. E instalar os seguintes pacotes….”

    jonas disse:
    Abril 18, 2012 às 5:19 am

    sem vizualização nas imagens?? como proceder com a conf. Agradeço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s