Instalando Programas via Synaptic

Publicado em

O Synaptic é um programa poderoso para gerenciar todos os programas, pacotes, ferramentas, que estão instalados no seu Ubuntu.

Em relação a instalar, buscar um arquivo e adicionas/gerenciar repositórios, não há nada superior.

Encontrar o Synaptic: Sistema>Administração>Gerenciador de Pacotes Synaptic

Com o Synaptic você pode: instalar, remover, configurar ou atualizar pacotes, navegar, filtrar e procurar pela lista de pacotes disponíveis, gerenciar repositórios, ou atualizar o sistema inteiro.

Você pode também enfileirar certa quantidade destas ações para serem executadas de uma só vez. O Synaptic informará quando dependências forem necessárias, bem como conflitos com outros pacotes já instalados no seu sistema.

[Ou seja, quando você instala um programa, ele instalara automaticamente suas dependências. De modo que, quando você instala algo, nunca estará instalando errado, porque o sistema já faz automaticamente, e sem erros.

Caso o Synaptic não consiga encontrar de onde baixar estas dependências, você terá que habilitar seus repositórios todos e atualizar os mesmos, porque não conseguirá instalar. Isso é para que não haja nenhum erro.]

O equivalente do Synaptic no Kubuntu é o Adept.

Procurando Pacotes:

Para encontrar pacotes no Synaptic, só é preciso clicar no botão Procurar e digitar o pacote, ou somente clicar em um pacote na lista a direita, e começar a digitar o pacote pouco a pouco.

Ex: Se você busca pelo Firefox, você pode clicar no ícone procurar e digitar Firefox, que serão apresentados pacotes semelhantes com nome ou descrição Firefox.

Ou por exemplo, você busca um pacote que se chama aircrack, mas quando busca ou começa a digitar o nome, se dá conta que o nome do pacote é aircrack-ng e não somente aircrack. Isso pode acontecer com você em relação a outro pacote, por isso é sempre bom buscar no Synaptic.

Instalando um pacote

Atualize a lista de repositórios, clicando em recarregar ou com a combinação CTRL+R.(Leve em conta em sempre deixar os repositórios como na pág. 24. São muito comuns os casos de usuários que não encontram pacotes porque algum repositório está desabilitado.)

Uma vez encontrado o pacote que deseja clique com o botão direito do mouse em cima e clique em: marcar para instalação. Se o pacote que você esta tentando instalar necessita de outros pacotes ou dependências, uma caixa de dialogo aparecerá. Aceite e pronto.

O Synaptic alertará se suas escolhas conflitam com pacotes já instalados no sistema. Se este for o caso, uma caixa de diálogo mostrará todos os pacotes que precisam ser removidos.

Remover (Ou Remover Completamente) um Pacote

1. Clique com o botão direito do mouse no pacote e escolha Marcar para Remoção no menu de contexto.

2. Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou pressione Ctrl + P.

3. Uma caixa de diálogo aparecerá com o resumo das mudanças que serão feitas. Confirme as mudanças clicando em Aplicar. Você pode escolher a opção Marcar para Remoção Completa que faz com que o Synaptic remova qualquer arquivo de configuração associado com este pacote.

Atualizar um Pacote

1. Clique em Recarregar ou pressione Ctrl + R para ter certeza de que o Synaptic já está com a lista de pacotes atualizados.

2. Clique com o botão direito do mouse no pacote e escolha Marcar para Atualização no menu de contexto, ou pressione Ctrl + U.

3. Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou pressione Ctrl + P.

4. Uma caixa de diálogo aparecerá com o resumo das mudanças que serão feitas. Confirme as mudanças clicando em Aplicar.

Como corrigir pacotes quebrados

‘Pacotes Quebrados’ são pacotes que possuem dependências insatisfeitas. Se um pacote quebrado for detectado, o Synaptic não permitirá qualquer alteração no sistema enquanto o pacote com problema não for consertado.

Corrigir pacotes quebrados

Selecione Editar > Consertar Pacotes Quebrados no menu.

Selecione Aplicar Mudanças Marcadas no menu Editar ou pressione Ctrl + P.

Confirme as mudanças clicando em Aplicar.

Liberando Espaço

Você pode liberar espaço em disco deletando os arquivos de pacotes que já baixou (Mas apague caso você queira, se for fazer um cd de APTONCD, não os apague e deixe-os onde estão) e, por favor, não necessita apagar estes arquivos pensando em deixar o sistema mais lento pois não deixará.

Isso já não é nem sobre Windows ou Ubuntu, é sobre computadores.O que deixa lento o PC, é o que você faz nele, e não a quantidade de coisas que há num disco rígido HD.

No Synaptic, vá em:Configurações>Preferências. Na Aba Arquivos: Apagar arquivos de pacote do cache.

Resolução de Problemas

O que fazer quando uma instalação de pacotes falhar e você não conseguir mais instalar pacotes

Abra um terminal e digite: sudo apt-get install -f

Ou sudo apt-get clean (Isso limpa seu cache, fazendo qualquer pacote que dê erro, seja baixado de novo na internet).

Atalhos do Teclado

CTRL+R – atualiza a lista de repositórios

CTRL+F – abra a janela de dialogo procurar

CTRL+I – marca o pacote selecionado para instalar

CTR+G – marca todos os pacotes atualizáveis para instalar

CTR+E – Força a instalação de uma versão especifica do pacote

CTRL+Z – Refaz a ultima ação

CTRL+P – Aplicar todas as mudanças marcadas

CTR+Q – Sair do Synaptic

Informações retiradas da pagina wiki do Ubuntu.

Leia mais sobre o Synaptic em: http://wiki.ubuntu-br.org/Synaptic

Anúncios

11 opiniões sobre “Instalando Programas via Synaptic

    Tayron disse:
    Agosto 9, 2008 às 2:31 pm

    O site (blog) é ótimo, porém… você não ensina como configurar determinados programas, não quero dizer que você tenha que “mastigar” todo os processos, apenas quero pedir que ensine a configura-los por completo! Entrar no terminal e digitar sudo apt-get install …. é fácil, pelo synaptic também!!! o problema tá em configurar programas que depois de instalados não aparecem no menu /Aplicações e o usúario “Burro” que nem eu fica perdido, sem saber como proceder!! ou no caso do a-mule aparece no menu Internet porém não funciona só. O kra tem que configurar , a pergunta é como? onde? pois já cansei de procurar no google como configurar o aMule e nada, as dicas que consigo não funcionam no UBUNTU que instei em kza!!!
    Desde já!!! Obrigado!!!!

    Simpson disse:
    Novembro 1, 2008 às 7:25 pm

    O site e otimo meu velho , so pe’co uma ajuda em especial pois tb estou na mesma situação do Tayron , mas com o openProj que esta instalado com java e tudo e nao acontece nada quando chamo o programa …

    Meu Synaptic nao esta abrindo mais depois umas atualiza’coes necessárias para instalar outros aplicativos , Socorro !!!!!

    Mauricio disse:
    Novembro 11, 2008 às 6:58 pm

    Por favor!!Como instalar a barra Dock?Agradeço desde já!!

    Gilberto disse:
    Março 30, 2009 às 3:39 am

    Olá a todos, estou com problema para usar o synaptic, ele abre e aparece uma mensagem, depois eu clico ele some. a mensagem é essa:

    E: Linha mal formada 60 no arquivo de fontes /etc/apt/sources.list (análise de distribuição)
    E: A lista de fontes não pôde ser lida.
    Configure as opções de repositórios para corrigir o problema.
    E: _cache->open() failed, please report.

    Se puder ajudar fico agradecido.

    EDUARDO FARIA disse:
    Abril 3, 2009 às 1:34 am

    BOA NOITE SRS… ESTOU CONECENDO O UBUNTO… FIZ A INSTALAÇÃO DA VERSÃO 8.10 E ESTOU MARAVILHADO COM ELE… MINHA MÁQUINA ESTA RODANDO COM OS DOIS SISTEMAS…UBUNTO E WINDOWS XP…. SÓ ESTOU COM ALGUMAS DÚVIDAS. QUEM SABE VOCES PODEM ME AJUDAR…..
    1) ESTOU ACOSTUMADO A UTILIZAR O WINDOWS EXPLORER E AINDA NÃO PEGUEI AS MANHAS DO NAUTILUS…. COMO VEJO TODO HD NO NALTILUS… COMO FAÇO PARA ACESSAR OS ARQUIVOS QUE ESTÃO NO WINDOWS, FOTOS MÚSICAS, ESTAS COISAS…
    2) NO CONSOLA… COMO FAÇO PARA MUDAR DE DIRETÓRIO E DE HD???? USO D: PARA MUDAR DE HD E CD (NOME DO ARQUIVO) PARA MUDAR DE DIRETÓRIO NO PROMPT….
    3) PRECISO DE UMAS DICAS PARA COPIAR FILMES EM DVD…. USAVA O DVD SHRINK MUITO BOM POR SINAL…. INSTALEI O DVDRIP E O K9COPY MAS TO MEIO DEVAGAR… SEI QUE POSSO INSTALAR PROGRAMAS QUE O WINDOWS ACEITA NO LINUX , MAS ESTA NÃO É MINHA INTENÇÃO. O QUE QUERO É ME APROFUNDAR NESTE SISTEMA…..
    AGRADEÇO DESDE JA VOSSA ATENÇÃO
    OBRIGADO
    EDUARDO FARIA

    Elias Abrantes disse:
    Julho 18, 2009 às 7:33 pm

    Oi estou com um proble no synapfic pois ele diz ter um problema dando a seguinte informação _cache->open() failed, please report., como posso resolver

    Rodrigo disse:
    Setembro 19, 2009 às 6:20 am

    tenho eeepc 900, um ssd de 4 com o eeebuntu e um de 16 que gostaria de instalar todos os programas, a pergunta como configurar o sinaptic para que ele instale no de 16 ou como fazer a instalação manual dos programas na outra partição?

    edivaldo disse:
    Outubro 25, 2009 às 2:36 am

    eu tenho o instalador e removedor de progamas synaptic eu procuro na barra procurar e digito o nome e o progama vem do lado mas ele naõ entra pra ser instalado so fica do lado se eu clico não acontece nada em devia entrar no quadro grande do instalador sinaptic mas nao vai nem com mil diabos,se alguem poder me falar o que ou aonde eu estou errando eu agradeço

    seg.paranagua disse:
    Fevereiro 28, 2010 às 10:48 pm

    Ola turma o meu problema relacionado a este post e que meu synaptic não aparece os pacotes não instalados o que devo fazer. A unica coisa que conseguir foi isto de um post em um blog:

    alves1958 em Dom Set 30, 2007 09:54
    Consegui resolver, acrecentei a linha APT:: Cache Limit 999000000; ao arquivo apt/apt.conf, acho que aumentei o chache.
    Sem mais agradeço a atenção.
    alves1958
    Iniciante

    Mas ele não dis como fez nem comando nem nada

    Valeu
    alguel sabe como corrigir isto

    Robson Luiz Dio disse:
    Março 8, 2010 às 2:47 pm

    Hoje Estou muito Realizado com esta conquista
    instalei o Ubuntu e não pretendo Voltar para o Windows nunca mais

    durante muito tempo estive editando video no Windows agora tenho dificuldades para utilizar os programas de video do ubuntu alguem me ajude a solucionar esses problemas (eu utilizava na minhas tarefas o Adobe Premiere)

    Paulo Santos disse:
    Novembro 14, 2011 às 3:14 pm

    Quero instalar o Vm Ware no Xubunto 11.10 não estou conseguindo .. Help me please !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s