Gravando a imagem ISO do Ubuntu em CD ou DVD

Publicado em Atualizado em

Gravando a imagem ISO em CD ou DVD

O Ubuntu GNU/Linux é distribuído pela Internet através de um arquivo de imagem de CD com extensão ISO. Portanto, para instalar o Ubuntu você precisa gravar (queimar) a imagem ISO em um CD/DVD. Para tal, você precisa ter um gravador de CD/DVD e um programa de gravação (Como o Nero ou ImgBurn) e o arquivo de imagem ISO do Ubuntu. Aqui iremos ver como proceder para gravar o arquivo de imagem ISO através do Windows e do Ubuntu.

  1. – Antes de iniciar a gravação da imagem ISO na mídia desejada (CD ou DVD) é importante verificar se o arquivo obtido não se encontra corrompido conferindo o MD5.
  2. – Evite o uso de mídias re-graváveis (RW) e procure utilizar marcas de boa qualidade.
  3. -Tenha em conta que, o Ubuntu não é como um Windows. Ele não tem versões crackeadas, pirateadas etc. Por tanto, sinta-se livre em baixar-lo no site do Ubuntu e não baixando em sites de downloads ou em programas P2P e eMule, que seguramente virão modificadas, sem algum tipo de menu ou programas.

No Windows

(Versões 9x, NT, XP, Vista)
[Não entrarei em detalhes de como queimar um arquivo ISO porque creio que os programas para isso são auto-explicativos].
Você pode usar programas como o Nero ou ImgBurn. Recomendamos fortemente o ImgBurn, porque é grátis e foi criado exatamente com o fim de queimar imagens ISO.
Logo insira o CD ou o DVD virgem e queime a imagem que você baixou.

No Ubuntu

  • Insira um CD virgem no seu gravador de CD/DVD. O navegador com opção Criador de CD/DVD irá aparecer. Feche o mesmo já que nós não iremos utilizá-lo.
  • No Ubuntu recomendo o Brasero ou o K3B. Apesar do K3B usar bibliotecas do KDE, se você tem acima de 384MB de memória, não se preocupe, e não estraga seu sistema em nada ter bibliotecas do KDE.
  • Usando o Brasero escolha queimar imagem em CD ou Gravar imagem.
  • No K3B busque o mesmo. Logo localize o arquivo ISO do Ubuntu e queime a imagem no CD.

Situações de Erro

  • Caso a verificação de integridade com MD5 do arquivo ISO falhe, baixe o ISO novamente. Provavelmente houve algum erro durante o processo de download. Em todos os sistemas, se a gravação do CD falhar, tente gravar novamente com uma velocidade de gravação mais lenta, e evite o uso de mídias regraváveis como CD-RW/DVD-RW.
16 opiniões sobre “Gravando a imagem ISO do Ubuntu em CD ou DVD

    Brado disse:
    Maio 29, 2008 às 2:48 pm

    Caro Amigo,
    Eu tenho um laptop com uma drive de dvd Matshita e desde que actualizei para Ubuntu Hardy Heron, a drive ficou apenas a ler cd e não reconhece dvd. Podes dar-me umas dicas para solucionar este problema muito chato!

    Obrigado!

    Carlos Aquino disse:
    Julho 16, 2008 às 10:51 am

    Brasero no ubuntu 8.04 não grava RW ! É muito tosco ter que instalar o k3b apenas para fazer isso 😐 !!!

    Gilberto disse:
    Setembro 25, 2008 às 5:52 pm

    Olá amigo, como eu faço para gravar uma mídia do Ubuntu que eu tenho instalado? Eu tentei o Remateriz e o Reconstrutor mas não estou conseguindo. Naõ sei se não estou sabendo usar eles. È que u coloqueo um monte de codecs e pluguins e não quero perder isso caso eu tenho que formatat com o cd que eu tenho. Como e faço? Obrigado.

    Evandro Mulatinho disse:
    Outubro 5, 2008 às 12:46 am

    Eu consigo perfeitamente, gravar imagens .iso em mídias rw(regraváveis), pois já gastei bastante com as graváveis, já que vamos baixando outras versões e deixando para trás um monte de cds. Até agora não tive maiores problemas com esse modo. Possuo 18 cds-rw e 8 dvd-rw para arquivos transitórios.

    Gde abraço,

    Evandro.

    Lucimara disse:
    Junho 25, 2009 às 6:16 pm

    Baixei o arquivo e quando fui descompactar apareceu um arquivo wubi.exe, cliquei para descompactar e ele começou a fazer a instalação direto do windos, isso é normal?

      Denison Carneiro disse:
      Fevereiro 22, 2013 às 10:00 pm

      Nesse caso o Ubunto está sendo instalado diretamente no seu pc junto com o windows. isso e bom! eu fiz assim aqui. agora usao o linux e windows juntos

    Michael disse:
    Setembro 8, 2009 às 3:26 pm

    tenho um mini notebook que não tem cd/dvd, tem como gravar o linux pra usar sem instalar usando meu pen drive?

    […] Crédito: Ubunteiro […]

    Jeremias disse:
    Janeiro 26, 2010 às 1:00 am

    Olá consegui instalar o ubuntu sem ter que gravar em cd ,eu baixei o isodisk e abri a imagen iso como se fose um cd e instalei. Foi facil?

    Jose Filho disse:
    Maio 29, 2010 às 2:25 pm

    Instalei o Ubuntu 10.04 32 bit , mas estou tendo dificuldade com o microfone, já usei o alsamixer mas não consegui fazê-lo funcionar, peço a gentileza de me apresentar uma solução. Desde já Agradeço, Jose

    Sal disse:
    Julho 28, 2012 às 9:36 pm

    Nao encontrei, mas gostaria de saber se posso usar o ubuntu direto no CD/DVD, sem precisar instalar?

    Glêdson disse:
    Junho 2, 2013 às 12:19 am

    O ubuntu 13.04 não cabe em um cd e não tenho pendrive para gravar o que posso fazer e tem como eu gravar a imagem no cd pois o tamanho é 794MB

    Vinicius disse:
    Junho 13, 2013 às 2:08 pm

    Olá,
    MInha primeira pergunta é? Como faço para instalar o Ubuntu da forma mais correta?
    Recentemente fui gravar a imagem ISO no meu DVD através do Brasero, sendo que o UBUNTU 12.10-desktop-i386.iso estáva gravado no pen drive do meu amigo.
    Bom segui as orientações indicadas contudo o meu computador não lê o DVD!
    Vc pode me ajudar?

    jocadas couves disse:
    Fevereiro 14, 2014 às 1:37 pm

    bom, como este post foi feito ha 5 anos e o cara de pau nunca mais modificou ou atualizou esta treta, significa que o cara de pau ubunteiro já morreu….

    Edge disse:
    Agosto 21, 2014 às 1:54 am

    […] é bem simples. Queime o seu DVD (a ISO) como imagem, usando por exemplo, K3B, Brasero, XFBurn ou GNOMEBaker , exatamente como o faria com uma […]

Deixe uma Resposta

