Efeitos 3D – O Famoso Compiz Fusion

Publicado em

Compiz Fusion é a junção do Beryl com os plugins do Compiz. Não se usa mais o Beryl.Nem pense em instalar o beryl e depois compiz ou compiz despois veryl resolverá seu problema.O que voce vê em vídeos no youtube com todos os efeitos bacanas e impressionantes, É O COMPIZ.NAO BERYL. O que se usa É O COMPIZ, que por sua vez, JÁ VEM INSTALADO NO UBUNTU!

O Compiz Fusion não é só um programa de instalar e o cubo esta rodando. Ele usa a sua GPU (ou seja, seu processador gráfico.) usando para ele, a aceleração por hardware da sua placa, assim como a memória da mesma. Ou seja, se você não tem uma boa placa gráfica, não poderá usar os efeitos mais legais do Compiz Fusion. Entretanto, existem placas não muito potentes que mesmo assim funcionam. (Algumas vezes é questão de sorte, rs).

No Ubuntu Gutsy Gibbon, o Compiz já vem instalado. Ativar o Compiz Fusion é tão simples como ir a Sistema>Preferências>Aparência, e na aba Efeitos Visuais marcar Normal ou Extra. Mas, como configuramos os efeitos (plug-ins) que queremos ativar? Como ativamos o famoso Cubo de Compiz Fusion?

Temos que instalar um pacote (que é apenas um pacote gráfico para que você manipule as configurações, que não vem incluído no CD) e caso queira, instalar o ícone do Compiz Fusion para ficar no systray.

sudo aptitude install compizconfig-settings-manager fusion-icon

Agora, além de poder abrir a configuração de Compiz Fusion desde Sistema>Preferências>Advanced Desktop Effects Settings, também se criará uma nova entrada na aba Efeitos Visuais, chamada personalizada, de modo que você poderá usar as configurações do Compiz Fusion do modo que quiser. Ok, eu quero o Cubo rodando, como faço?

Configurando Efeitos:

Muito bem, agora você tem o pacote para mexer nas configurações do Compiz. Agora vá em: Sistema > Preferências > Advanced Desktop Effects Settings.

Vá em general Options: Ali na aba-Desktop Size, escolha Tamanho Virtual Horizontal e escolha 4.

Depois vá em: Cubo da Área de Trabalho>E na Aba Behavior, desative a opção: Dentro do Cubo (O que faz você girar o Cubo dentro dele, e não vê-lo por fora).

  • >Ative as outras opções agora:

Cubo da área de trabalho (Dentro das opções do Cubo da área de trabalho, na aba aparência, há a opção do Skydome, que é a imagem de fundo quando se roda o Cubo).

  • Girar Cubo
  • Reflexão do Cubo
  • Coberturas do Cubo

Controle dos efeitos

Rodar o Cubo: CTRL + Alt + Setas do teclado para esquerda ou direita ou girar com o mouse

Compiz X Java

Aqueles que habilitaram os Efeitos na Área de Trabalho (Compiz) e tentam usar aplicações Java tiveram a surpresa de ver a janela de a aplicação carregar em branco. Este problema ainda não foi resolvido, mas há um artifício para fugir dele.

Mãos a Obra:

Abra o arquivo: sudo nano /etc/profile

Agora você deve inserir na última linha deste arquivo isto: export AWT_TOOLKIT=MToolkit

Pronto! Agora da próxima vez que você logar não haverá mais este problema entre as aplicações Java e o Compiz/Beryl.

“Desktop effects could not be enabled”

Se aparece este erro, enquanto você tenta habilitar os efeitos, não é o seu Compiz que não está instalado, é a sua placa gráfica que não dá suporte.

Você diria: Mas eu jogava jogos pesados no Windows. Meu amigo tem uma placa menos potente e mesmo assim consegue. Porque eu não?

1-Seu fabricante criou esta placa de modo que funcione e enxergue só o Windows. Brigue com o fabricante.

2-Prefira comprar equipamentos de informática que tenham suporte a Linux. Porque isso? Você prefere mais barato pagar uma placa gráfica que seja 20,30 reais mais caro, do que pagar R$900 num Windows?

Confirme:

Abra o terminal e digite o texto abaixo:

glxinfo | grep rendering
direct rendering: Yes

Caso resulte em Yes. Busque na internet, pois então de verdade você pode ter os efeitos, agora é só buscar documentação no Google.

Anúncios

8 opiniões sobre “Efeitos 3D – O Famoso Compiz Fusion

    Ronaldo disse:
    Maio 26, 2008 às 1:15 am

    Tu sabe como colocar neve?

    creiciano disse:
    Fevereiro 2, 2009 às 4:04 am

    me mande um emial me respondendo o seguinte
    eu tento colocar o efeito mas…
    da um erro quando vai habilitar a plca de video
    mas eu fiz o teste q vc disse ai e deu yes
    olhe
    SystemError: E:Unable to correct problems, you have held broken packages.
    dai vc disse pra fazer o teste eu fiz deu yes
    onde eu posso achar o drives como posso colocar o efeito
    desde já obrigado

    abutre disse:
    Fevereiro 15, 2009 às 12:51 am

    Em princípio, grande prazer, Parabéns pelo trabalho e dedicação!…VOCÊ é o cara!…NÃO.o safado; nem o boiOla, mas sim, o diferencial!…NÃO.PARE!…NÃO.DESISTA…!…THE.BLACK.VULTURE…..VIVA O LINUX…!..Viva para sempre nossa liberdade de expressão…!

    Marcos disse:
    Março 14, 2009 às 12:07 pm

    Ola otimo trabalho, parabens!!!
    Bom estive com um problema procurei os forums, mas nao consegui resposta
    Tenho um Acer 5050-3371, placa de video ATI Radeon Xpress 1100
    Bom instalei o Ubuntu 8.10 tava tdo funcionando normal, ae ativei os efeitos visuais extras, instalando o driver pelo Hardware Drivers, depois de um tempo a tela comecou a ficar bem mais clara nao dando mais para ler nada. Depois de um tempo formatei e instalei o windows denovo, deu na mesma, levei numa assistencia e os caras falando que so trocando a tela, instalei denovo o ubuntu e fui usando, so que nao ativei nada e nao atualisei, depois de um tempo a tela voltou ao normal,
    o que pode ser que deu

    morinha disse:
    Maio 7, 2009 às 11:41 pm

    muito massa deu site parabens nao pelo site mais por mexe com a versao mais tora do linux

    Alex disse:
    Setembro 5, 2009 às 1:39 pm

    Minha experiência com o ubuntu já estava maravilhoso, depois que li sua apostila ficou ainda melhor, o que mais gostei do ubuntu é o uso dos recursos do computador, que é bem menor que do windows, mas não vou xingar o windows que também gosto e bastante, mas o meu maior problema aki é o e muita gente: a falta ou incapacidade de instalar os drivers por não saber trabalhar com os terminais, ou por não haver software compatível. Muito obrigado pela apostila. Sucesso!!!

    Gilson Batista disse:
    Julho 27, 2010 às 11:01 pm

    Uso o Ubuntu 9.10 dentro do Windows Vista e o Compiz Fusion roda tranquilo graças principalmente às informações do seu blog (Ubunteiro) , entretanto o cubo ocupa toda a área de trabalho. Como fazer para reduzir as dimensões do cubo?
    Gilson Batista

    jenner disse:
    Julho 31, 2010 às 11:41 pm

    Quero receber novidades do Ubuntu, porque estou aprendendo sobre ele no meu curso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s